Começou o Projeto de Leitura

Cabe a todos nós trabalhar no sentido de desenvolver na criança, desde cedo, o gosto pela leitura. Estimule seu filho a ler! Pedimos a todos os responsáveis, que mostrem interesse pelo livro que cada criança está levando para a casa.

 

Analise a capa do livro criando expectativas sobre as surpresas que ele contém, tais como a roupa do personagem, por que ele terá esse nome, que tipo de personagem ele é? Que outras personagens há no livro? Comente o nome das autoras, da editora, em que cidade foi feito o livro, ano da edição, etc. Comente sobre algum livro infantil que você conheça, ou  que conheceu quando era criança como ele.

Atenção! Pais que lêem servem de exemplo ao filho!

Outro estímulo que os pais podem oferecer à criança e que pode ser o principal é o exemplo. Crianças que vêem os pais lendo, que percebem que os pais têm prazer ao ler, são crianças mais interessadas em leitura do que as crianças de pais que não lêem e não gostam de ler.

Nunca deixe de contar histórias para seu filho. Se ele já sabe ler, leia junto e depois comentem a história, peça-o para interpretar o livro que leu. Levá-lo à biblioteca e escolherem um livro juntos para ler em casa é um grande incentivo.

São pequenas ações que criam o hábito da leitura, ajudando a criança no desenvolvimento da escola, aumentando criatividade, linguagem, vocabulário e escrita. Uma criança adepta à leitura terá um presente e futuro com perspectivas encantadoras.

Dicas:

Leve seu filho para passear em bibliotecas e livrarias que deixem a criança manusear os livros. Lá encontram as mais diferentes opções de leitura e se entusiasmam com o ar de magia e mistério.

O contato com o autor do livro pode estimular a curiosidade pelo livro. Festas de lançamentos de livros são ideais.

Agora, que tal contar história para a criança na cama? Faça perguntas simples para deixar o filho (a) aceso (a) na história. Se a história for sobre animais, pergunte se ele (a) já viu uma baleia, por exemplo, e peça para ela descrevê-la, etc. Converse e o ajude a criar responsabilidade quanto ao cuidado e capricho com o livro do Projeto.

Uma boa leitura para todos!

Autor
Mestranda em Educação e Coordenadora do Ensino Fundamental 1
  1. Dedi Reply

    Ameiiiiiiiii!Je1 vi e revi, e verei novamente.E cada vez que rejveo descubro algo interessante, inovador que estava oculto. Amei os desenhos, as tonalidades, os personagens je1 se3o edntimos, rsrs je1 estou sentindo um carinho enorme pelo dois a mfasica, ah! a mfasica! e9 aquela composie7e3o nova, harmoniosa, que parece que vocea conhece desde sempre, que remete, carinho, calma, raciocednio, fazendo com que vocea reflita sobre o que este1 lendo.A grana e9 P h o d a.. Sei que e9 um dos maiores obste1culos para quem tem talento e amor pelo que faz mas creio que voceas ficare3o alie1s je1 este3o famosos e como fazem o que sabem fazer bem feito e com amor a grana vire1 quando menos esperarem.O que tenho a dizer? Parabe9ns, parabe9ns, parabe9ns e parabe9ns, mesmo que ne3o sigam adiante espero que sim, quero ver o resto e outras histf3rias je1 faleu pelo trabalho, je1 amrcaram presene7a estou orgulhosa de voceas e sucesso, no que depender de mim divulgarei aos quatros cantos .Um abrae7o,Estela Rufino Tela -

Deixe uma Resposta

*

captcha *